Relatório Analítico de Janeiro 2023
A presente análise visa compreender a repercussão internacional sobre o governo Lula (III) através de mineração de texto nas redes sociais, essencialmente o Facebook, pela plataforma CrowdTangle. A partir da busca, delimitamos uma filtragem de postagens do mês de janeiro, compactando posts de 1 de janeiro, 00:00, até 23:59 do dia 31 de janeiro de 2023, no Facebook. Foram computados e analisados 9.643 posts escritos na língua inglesa. Subsequentemente, as postagens foram categorizadas de acordo com o tipo de página do criador, criando categorias que chamamos de Grupos. Tais Grupos foram delimitados em: mídia, governo, política, entretenimento, business, opinião, educação e científico, e outros.
Identificação de clusters:
Cluster roxo, nº 3: relacionado às questões da Amazônia e do povo yanomami;
Cluster azul claro, nº 1: claramente sobre a derrota do Bolsonaro nas urnas (defeat, refuse) e como isso culminou na invasão (storm) do Congresso pelos apoiadores (supporter) do ex-presidente (president);
Cluster amarelo, nº 2: dividido entre os ataques ao Congresso (attack, democracy, institution) e a posse de Lula como novo presidente ocorrida no início de janeiro (president, government, country);
Cluster verde, nº 11: attempt- coup; a partir da análise dos dados das postagens, é possível relacionar à tentativa de invasão da corte e de golpe do ex-presidente Bolsonaro;
Cluster vermelho, nº 4: associado ao anterior, pode-se inferir que a polícia estaria fazendo as prisões necessárias deste golpe (police) (arrest);
Cluster azul escuro, nº 5: trata da invasão do Capitólio (Capitol) nos Estados Unidos (US) em favor do ex- presidente Trump (Trump).
O mês de janeiro de 2023 foi marcado pela posse do presidente Lula para seu terceiro mandato. Foram predominantes na pauta internacional dois temas principais: a posse do atual presidente Lula e a invasão aos prédios do Congresso Nacional Brasileiro, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, ocorrida em 08 de janeiro de 2023. Este último fato recebeu atenção fortemente negativa e foi amplamente considerado um ataque às instituições democráticas brasileiras. Ele associado à figura do ex-presidente Jair Bolsonaro e ao não reconhecimento do resultado eleitoral no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Ademais, foi frequentemente indicado um paralelo entre estes acontecimentos e a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 2021, representado pelo cluster azul-escuro (5) com os termos (U.S., Capitol, Trump).
O quadro do grupo media se apresenta próximo a palavras como (rioter, storm, protester, congress), o que remete à extensa cobertura da mídia sobre a invasão no Congresso Nacional por militantes bolsonaristas (PRÓ-BOLSONARO). O grupo politics aparece próximo a palavras como (minister, democracy, federal) que representam os posts que falam do Estado, e também da palavra (attack) que representaria a invasão do Congresso como ataque por motivação política. O grupo business e education se aproximam ao grupo politics graficamente, podendo ser inferido que a palavra (people), que une ambos, seja o fator convergente. O grupo other não teve palavras aproximadas, assim como o government teve apenas uma, (Índia). Isso pode ser em razão da não aproximação de nenhum outro tema convergente para associação das mesmas. Por fim, opinion e entertainment se aproximam das palavras que o grupo media inclui, mas também, palavras como (Lula), (BRAZIL), (brazilian), (security), (Bolsonaro), (far-right). Isso se deve pelo fato de diversas postagens sobre estes termos serem advindas de páginas de opinião ou páginas de revistas ou de entretenimento, não de mídia internacional jornalística ou canais oficiais.
Foram produzidos sete tópicos sobre o conjunto de postagens. O quadro abaixo identifica os principais termos distintivos de cada tópico.
| Tópico | Principais Termos |
| #1 | supporter, storm, Congress, Bolsonaro, supreme_court, presidential_palace, capital, building, defeat, leftist |
| #2 | attack, election, democracy, support, leader, U.S., condemn, Trump, Biden, attempt |
| #3 | Brasilia, government, building, riot, security, police, federal, military, capital, arrest |
| #4 | President, Bolsonaro, brazilian, inauguration, Florida, office, return, visa, home, presidential |
| #5 | BRAZIL, government, LULA, people, indigenous, Amazon, Minister, read, Yanomami, deforestation |
| #6 | say, country, world, state, India, international, include, Argentina, work, city |
| #7 | LULA, BRAZIL, President, Pele, swear, van, BRASIL, term, die, football |
#1: o tópico relata a invasão ao Congresso nacional pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 08 de janeiro de 2023. Em razão disso, palavras como (supreme court, presidential palace, defeat, supporter) estão atreladas à palavra Bolsonaro.
#2: atrelado ao tópico anterior, um ataque semelhante ocorreu nos Estados Unidos da América em favor do ex-presidente Trump em 2021. O tópico retrata este tema. Government e politics estão claramente mais preocupados com a democracia.
#3: O tópico 3 complementa o tópico 1, em razão de se tratar do mesmo tema. Porém, tendo um enfoque maior nas forças militares e policiais que estavam tentando conter os ataques e realizar as devidas prisões.
#4: o tópico provavelmente representa a derrota do Bolsonaro e a sua subsequente ida (ou fuga) para a Flórida nos EUA pouco antes dos ataques ao Congresso.
#5: relacionado à situação vulneravel do povo indigena Yanomami causada pelo garimpo ilegal, que por sua vez tambem afeta a Amazônia e contribui com o desmatamento.
#6: De modo mais amplo e não enfatizado, o tópico retrata um pouco do cenário internacional, com palavras como (índia) e (argentina), somado a (world), (state) e (country), entretanto, considera-se pouco explicativo.
#7: Cenário brasileiro. Enfatizando fortemente a morte de Pelé, também possui relevância para o mês de janeiro de 2023 quando se trata de Brasil.
Análise das principais correlações:
Media: em função da repercussão dos ataques de 08 de janeiro de 2023, usuários da categoria mídia repercutiram de forma mais ampla o tópico #1 (em possível referência direta aos fatos ocorridos);
Politics: usuários do grupo governo e política enfatizaram, no plano internacional, a relação entre os ataques de 08 de janeiro de 2023 e o ataque ao Congresso dos Estados Unidos ocorrido anteriormente, o aspecto de ameaça à democracia e a resposta do governo dos Estados Unidos (Biden) (tópico #2);
Business: usuários do grupo negócios destacaram as repercussões em termos de segurança e ação de militares no 08 de janeiro de 2023, além do tema não relacionado da vulnerabilidade do povo indígena Yanomami e ao desmatamento da Amazônia (tópico #5);
Entertainment: postagens de entretenimento possuíram temática difusa entre os tópicos;
Education and scientific: os usuários do grupo educação e ciência enfatizaram de forma clara a questão do povo indígena Yanomami e o desmatamento na Amazônia (tópico #5);
Government: usuários associados ao governo enfatizaram o aspecto de ataque à democracia dos fatos de 08 de janeiro de 2023 (tópico #2), assim como o grupo Politics.Opinion: o grupo de usuários Opinião apresenta comportamento difuso, com alguma inflexão para o tópico #7, que associa informações sobre o Brasil e temas como o falecimento de Pelé.
Em síntese, pode-se inferir que os temas mais retratados na rede social foram a posse do presidente Lula e os ataques de 08 de janeiro de 2023, especialmente difundidos pelos usuários do grupo media. Os ataques de 08 de janeiro de 2023 realizaram um forte impacto na cobertura do primeiro mês do governo Lula. Foram levantadas questões sobre a segurança institucional no Brasil e sobre a manutenção da democracia no país. Foi realizada forte relação entre estes fatos e o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos de 06 de janeiro de 2021. Os principais desdobramentos internacionais dos ataques de 08 de janeiro de 2023 foram: (a) a relação entre os autores dos ataques e o ex-presidente Jair Bolsonaro; (b) manifestações internacionais de apoio à democracia e ao presidente Lula, especialmente por parte do governo norte-americano. Além disso, posteriormente, o desvelamento da crise humanitária do povo indígena Yanomami também recebeu relevância, destacando-se uma contribuição mais especializada dos usuários do grupo educação/científico. Foi ressaltada a conexão da crise humanitária ocorrida dentro do território Yanomami e o desmatamento na Amazônia. Estes fatos também foram remetidos, como responsabilidade, ao governo anterior. Neste sentido, os dois principais marcos do primeiro mês do governo Lula no debate internacional (ataques anti-democráticos e crise na terra indígena Yanomami) foram amplamente percebidos como desafios ao governo Lula, mas não críticas diretas ao mandato presidencial recentemente inaugurado. Uma tônica frequente é de apoio ao governo Lula para enfrentar desafios vistos como heranças do governo anterior, o que possui o condão de favorecer a inserção internacional do governo Lula – especialmente quando sinérgica com a pauta de valores democráticos, dos direitos humanos e do clima (meio ambiente, Amazônia).
Autores:
Brendda Herok Lenuzza. Bacharelanda em Relações Internacionais – PUCRS. Bolsista de IC – Projeto Monitoramento da Repercussão Internacional sobre o Governo Lula por Mineração de Texto nas Redes Sociais.
Arthur Ruschel Langhanz. Bacharelando em Relações Internacionais – PUCRS. Bolsista de IC – Projeto Representação e Política Pública na América Latina.
Augusto N. C. de Oliveira. Doutor em Ciência Política. Professor da Escola de Humanidades – PUCRS. Orientador dos Projetos de Pesquisa Monitoramento da Repercussão Internacional sobre o Governo Lula por Mineração de Texto nas Redes Sociais e Representação e Política Pública na América Latina.